
BERNARDO, Carlos Alberto. O mito do aluno não inteligente em matemática. 2004. 87 páginas. (Dissertação – Mestrado em Matemática). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR – Três Corações – MG*
Na fantasia primitiva, os mitos definiam o que ainda era incompreensível. A razão difere da emoção (mito); se o homem eleva sua compreensão, inserindo em sua vida razão e emoção, acaba por entender que é a própria emoção que prediz seus medos e suas tentativas. De um modo geral, o mítico influi em toda a vida do ser humano. Em toda aprendizagem há um paralelismo entre o que se espera da escola e o que ela é, porque ela é um mundo estranho onde sociabilidade e competência fazem a diferença. Isto incide mais quando a matéria em questão é mítica e traduz em si o medo do discente em se aventurar (como é o caso da matemática). Sócrates admitia que o saber é um ato que se dá no interior do indivíduo, na sua relação razão/emoção. Assim houve uma evolução no “pensar” pedagógico e uma reformulação nos conceitos de “ensinar” e “aprender”, e de como se pode inserir conceitos matemáticos de forma clara e objetiva para dar ao aluno mais contato com os conteúdos, vendo neles mais praticidade. Entram neste contexto os jogos, a informática e outras alternativas que podem e devem dar ao educando uma nova visão da matemática, fazendo uso da filosofia do construtivismo e verificando a prática do que é necessário para o indivíduo organizar-se para aprender cada vez mais. A praticidade também nos leva à noção de que na docência se deve considerar tanto a individualidade quanto o interesse apresentado pelos discentes. Sendo assim, o professor deve conferir a si mesmo o dom da observação. É imprescindível ver o ponto de vista pedagógico e aplicar no que se refere aos conceitos matemáticos, para quê a matemática serve, quais são suas utilidades e como tornar o ensino da mesma, mais dinâmico e motivador. A motivação começa a partir da realidade do aluno, daquilo que a ele é interessante e de que em sua vida diária tem acesso. Assim pode-se erradicar a idéia de que a matemática é abstrata, difícil e inacessível, e, assim, desmitificar a matemática como matéria que reprova ou não é assimilável. Neste contexto o professor deve buscar alternativas para que o aluno possa ver por que a matemática é uma ciência lógica, onde está sua praticidade, o que pode acabar com o mito do aluno não inteligente e que não aprende matemática.
8 comentários:
Sabe aquela conversa sobre cidadania, fazer um Brasil melhor, que a gente acha muito bonita, mas, quase sempre, por falta de tempo, acabamos deixando de lado? Vamos mudar essa história.
O site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido para a Ação Global do SESI, vem justamente criar um jeito prático para que cada um faça sua parte.
Uma foto, um vídeo, uma simples frase, coisas do dia-a-dia, cada coisa tem seu valor na construção de um Brasil com mais cidadania. Nossa missão é estimular as pessoas a mostrarem como têm colaborado. E isso pode ser mais fácil do que parece. Existem duas formas de contribuir. A primeira é adicionar tags específicas às fotos do Flickr , posts no Twitter e vídeos do YouTube ligados ao tema (conforme exemplo em anexo) e eles serão mostrados no site da ação. E a segunda é contribuir no próprio site, deixando seu depoimento. Para entender melhor como funciona, visite: http://www.umbrasildecidadania.com.br/?name=Blogs&V615
As tags para vídeos, posts e fotos são: cidadania, caridade, voluntariado, voluntário, beneficente, doação, donativos, SESI, ONG, “Ação Global”, "ação social", "ajuda ao próximo", "responsabilidade social", "serviço comunitário", “brasil de cidadania”.
Obrigada por contribuir por um Brasil com mais cidadania.
Tentei achar um e-mail de contato e não consegui >> desta forma escrevi aqui mesmo.
Possuo uma empresa que desenvolve Softwares e Jogos Educativos – InterSis Brasil e SEI Aulas Multimídia.
Desenvolvemos Softwares Educativos, como por exemplo: Tabuada – Jogos e Tabuada Cantada; Trânsito – Filmes e Jogos; Aulas Multimídia para Educação Infantil (Matemática, Linguagem, Trânsito e Datas Comemorativas). Todos os roteiros de nossas aulas e jogos são desenvolvidos por profissionais da educação com vários anos de experiência.
Vasculhando a Internet, descobri seu Blog e gostaria que a Senhora avaliasse alguns de nossos produtos e me enviasse o seu parecer.
Abaixo, segue o link para demonstração:
http://www.intersisbrasil.com.br/multimidia
Login: intersis
Senha: sei
Para mais informações, acesse nossa página explicativa: http://www.intersisbrasil.com.br/multimidia.html
Aguardo seu retorno com o parecer sobre nossos produtos.
Desde já agradeço.
Atenciosamente!
Aparício Júnior
(62) 8188.8302
Professor.
Desde 1995, quando iniciei meio que por acaso minha carreira ministrando aulas, o "mito" MATEMÁTICA, vem se tornando cada vez mais literalmente MITO para grande maioria dos alunos ( pelo menos os meus alunos que ingressam a cada ano pelo processo seletivo).
O seu trabalho é muito importante na tentaitva de "desmistificar" a disciplina que os meus alunos chamam de "MORTEMÁTICA".
Excelente o seu resumo da dissertação.
____
Meu blog é modesto e tento, baseado na minha turma de alunado, criar facilidades e atrativos, na tentativa de acabar com o "MITO" matemática.
Grande Abraço.
http://professormariohanada.blogspot.com/
Se puder divulgar meu blog a seus alunos, agradeço antecipadamente.
Em meu blog já inseri o seu na lista de "BLOGs E SITES"
obrigado.
Oi estou fazendo um trabalho justamente sobre a o alto índice de reprovações em matemática, penso que a sua dissertação seria de grande valia, se puderes me mandar.Muito bom seu blog!
Abraço Gustavo Rosa
gstrosa@gmail.com
Prezado Prof. Carlos
Gostaria de apresentar ao Sr. o www.educa2.com.br - uma em que plataforma que professores podem compartilhar conteúdo educacional e cursos completos com seus alunos.
Nosso objetivo é gerar um alto impacto na educação, criando a melhor experiência de aprendizado e ensino na internet.
Eis um tutorial sobre como usar o Educa2: http://2edu.ca/g7sYYA
Estou à disposição para conversar sobre possibilidades de inclusão digital em nosso país.
Abraços
Legal seu blog.
Visite meu: escolade1tudo.blogspot.com
Muito interessante seu blog.
Visite o meu escolade1tudo.blogspot.com
Postar um comentário