24 de nov. de 2007

Resumo da minha dissertação de mestrado, caso fique interessado em ler é só avisar


BERNARDO, Carlos Alberto. O mito do aluno não inteligente em matemática. 2004. 87 páginas. (Dissertação – Mestrado em Matemática). Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR – Três Corações – MG*

Na fantasia primitiva, os mitos definiam o que ainda era incompreensível. A razão difere da emoção (mito); se o homem eleva sua compreensão, inserindo em sua vida razão e emoção, acaba por entender que é a própria emoção que prediz seus medos e suas tentativas. De um modo geral, o mítico influi em toda a vida do ser humano. Em toda aprendizagem há um paralelismo entre o que se espera da escola e o que ela é, porque ela é um mundo estranho onde sociabilidade e competência fazem a diferença. Isto incide mais quando a matéria em questão é mítica e traduz em si o medo do discente em se aventurar (como é o caso da matemática). Sócrates admitia que o saber é um ato que se dá no interior do indivíduo, na sua relação razão/emoção. Assim houve uma evolução no “pensar” pedagógico e uma reformulação nos conceitos de “ensinar” e “aprender”, e de como se pode inserir conceitos matemáticos de forma clara e objetiva para dar ao aluno mais contato com os conteúdos, vendo neles mais praticidade. Entram neste contexto os jogos, a informática e outras alternativas que podem e devem dar ao educando uma nova visão da matemática, fazendo uso da filosofia do construtivismo e verificando a prática do que é necessário para o indivíduo organizar-se para aprender cada vez mais. A praticidade também nos leva à noção de que na docência se deve considerar tanto a individualidade quanto o interesse apresentado pelos discentes. Sendo assim, o professor deve conferir a si mesmo o dom da observação. É imprescindível ver o ponto de vista pedagógico e aplicar no que se refere aos conceitos matemáticos, para quê a matemática serve, quais são suas utilidades e como tornar o ensino da mesma, mais dinâmico e motivador. A motivação começa a partir da realidade do aluno, daquilo que a ele é interessante e de que em sua vida diária tem acesso. Assim pode-se erradicar a idéia de que a matemática é abstrata, difícil e inacessível, e, assim, desmitificar a matemática como matéria que reprova ou não é assimilável. Neste contexto o professor deve buscar alternativas para que o aluno possa ver por que a matemática é uma ciência lógica, onde está sua praticidade, o que pode acabar com o mito do aluno não inteligente e que não aprende matemática.

8 comentários:

Anônimo disse...

Sabe aquela conversa sobre cidadania, fazer um Brasil melhor, que a gente acha muito bonita, mas, quase sempre, por falta de tempo, acabamos deixando de lado? Vamos mudar essa história.

O site Um Brasil de Cidadania, desenvolvido para a Ação Global do SESI, vem justamente criar um jeito prático para que cada um faça sua parte.

Uma foto, um vídeo, uma simples frase, coisas do dia-a-dia, cada coisa tem seu valor na construção de um Brasil com mais cidadania. Nossa missão é estimular as pessoas a mostrarem como têm colaborado. E isso pode ser mais fácil do que parece. Existem duas formas de contribuir. A primeira é adicionar tags específicas às fotos do Flickr , posts no Twitter e vídeos do YouTube ligados ao tema (conforme exemplo em anexo) e eles serão mostrados no site da ação. E a segunda é contribuir no próprio site, deixando seu depoimento. Para entender melhor como funciona, visite: http://www.umbrasildecidadania.com.br/?name=Blogs&V615

As tags para vídeos, posts e fotos são: cidadania, caridade, voluntariado, voluntário, beneficente, doação, donativos, SESI, ONG, “Ação Global”, "ação social", "ajuda ao próximo", "responsabilidade social", "serviço comunitário", “brasil de cidadania”.

Obrigada por contribuir por um Brasil com mais cidadania.

Anônimo disse...

Tentei achar um e-mail de contato e não consegui >> desta forma escrevi aqui mesmo.

Possuo uma empresa que desenvolve Softwares e Jogos Educativos – InterSis Brasil e SEI Aulas Multimídia.

Desenvolvemos Softwares Educativos, como por exemplo: Tabuada – Jogos e Tabuada Cantada; Trânsito – Filmes e Jogos; Aulas Multimídia para Educação Infantil (Matemática, Linguagem, Trânsito e Datas Comemorativas). Todos os roteiros de nossas aulas e jogos são desenvolvidos por profissionais da educação com vários anos de experiência.

Vasculhando a Internet, descobri seu Blog e gostaria que a Senhora avaliasse alguns de nossos produtos e me enviasse o seu parecer.

Abaixo, segue o link para demonstração:

http://www.intersisbrasil.com.br/multimidia
Login: intersis
Senha: sei

Para mais informações, acesse nossa página explicativa: http://www.intersisbrasil.com.br/multimidia.html

Aguardo seu retorno com o parecer sobre nossos produtos.

Desde já agradeço.

Atenciosamente!

Aparício Júnior
(62) 8188.8302

Prof. Mário Hanada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Prof. Mário Hanada disse...

Professor.
Desde 1995, quando iniciei meio que por acaso minha carreira ministrando aulas, o "mito" MATEMÁTICA, vem se tornando cada vez mais literalmente MITO para grande maioria dos alunos ( pelo menos os meus alunos que ingressam a cada ano pelo processo seletivo).
O seu trabalho é muito importante na tentaitva de "desmistificar" a disciplina que os meus alunos chamam de "MORTEMÁTICA".
Excelente o seu resumo da dissertação.
____
Meu blog é modesto e tento, baseado na minha turma de alunado, criar facilidades e atrativos, na tentativa de acabar com o "MITO" matemática.
Grande Abraço.
http://professormariohanada.blogspot.com/

Se puder divulgar meu blog a seus alunos, agradeço antecipadamente.
Em meu blog já inseri o seu na lista de "BLOGs E SITES"
obrigado.

Gustavo Rosa disse...

Oi estou fazendo um trabalho justamente sobre a o alto índice de reprovações em matemática, penso que a sua dissertação seria de grande valia, se puderes me mandar.Muito bom seu blog!
Abraço Gustavo Rosa

gstrosa@gmail.com

NilsonFilatieri disse...

Prezado Prof. Carlos
Gostaria de apresentar ao Sr. o www.educa2.com.br - uma em que plataforma que professores podem compartilhar conteúdo educacional e cursos completos com seus alunos.
Nosso objetivo é gerar um alto impacto na educação, criando a melhor experiência de aprendizado e ensino na internet.
Eis um tutorial sobre como usar o Educa2: http://2edu.ca/g7sYYA
Estou à disposição para conversar sobre possibilidades de inclusão digital em nosso país.
Abraços

Escola de 1 tudo disse...

Legal seu blog.
Visite meu: escolade1tudo.blogspot.com

Escola de 1 tudo disse...

Muito interessante seu blog.
Visite o meu escolade1tudo.blogspot.com