10 de nov. de 2007

Qualquer pessoa que queira, pode aprender matemática




Será possível dar a conhecer a matemática a um público alargado sem ferir o rigor e a abstracção? Há muita gente que diz que tal não é possível, eu sou daqueles que infantilmente acredita que sim. É certo que existe uma linguagem própria, formal, no entanto defendo que é possível que qualquer pessoa que queira perceber conceitos matemáticos tenha essa capacidade. Caso contrário ela apenas seria entendida por seres com capacidades sensoriais fora do comum e isso não me parece de todo verdade. Por outro lado, parece-me que o que acontece na generalidade dos casos é um desinteresse pela ciência em si mesma. Por vezes esquecemos que falar de Matemática não é falar apenas da disciplina, mas sim de uma ciência que permanece em constante evolução. Existe já um grande edifício construído e é fundamental perceber como as peças se foram acumulando, existem alegrias, fracassos, desgostos, vitórias, existe uma beleza estética, um gosto pela perfeição, pela abstracção… Aqui residem as grandes virtudes da Matemática, para além das suas grandes e reconhecidas aplicações práticas ela desenvolve-se por áreas abstractas em que faz sentido que exista Matemática. Por isso, defendo que perceber Matemática é possível desde que haja motivação para tal, ninguém pode gostar de Química, de Física ou Informática se logo à partida achar que são disciplinas difíceis e mais do que isso se não dedicar algum tempo a tentar perceber os seus conteúdos e se render à sua utilidade...
http://coolmat.queroumforum.com/viewtopic.php?p=14

7 comentários:

Maurisa disse...

Oi Kolo...
Muito legal seu blog, vou poder consultar ele muuuiiito... afinal, estamos na mesma área...
Serei uma frequentadora assidua...hehe

Ministério Sementes da Fé disse...

Kolo:
legal seu blog. que tal colocar algumas atividades que possam ser consultadas pelos professores?
bjs

Margareth disse...

oi carlos
que legal seu blog!!
abraços
margareth

Fernanda disse...

Oi,Kolo!
Confesso não ser amante da matemática, mas achei seu blog muito criativo e interessante...irá contribui para quebrar a idéia de que a matemática é bicho de sete cabeças...
Parabéns!!! Bjs

ElaineDias disse...

Seu blog ficou super legal e será muito útil para minha profissão.
Abraços.

Anônimo disse...

Olá Kolo,
Adorei seu blog, mas acho que falta uma coisa muito importante, sabe quem? Nós suas alunas preferidas e nossas oficinas. Na próxima visita quero estar constando nesse blog.
Mostre para todo mundo que você já cativou discípulas.
Um abraço

Pedro Concy disse...

Olá, como vai?
Eu sou o Pedro Concy. Estou desenvolvendo uma empresa que desenvolve atividades divertidas e inovadoras a fim de estimular hábito de leitura entre as crianças.
Achei que você pudesse se interessar por algum de nossos métodos, e , com sua experiência, poderia contribuir com novas ideias para atrairmos os baixinhos ao fantástico mundo da leitura.
Nosso projeto pode ser visto em http://www.estantemagica.com.br .
Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir e questionar.
Abraços,
Pedro Concy